Sobre a Raça

...

Características físicas

O Dobermann é um cão de porte médio, resistente, rápido, construção forte e com estrutura atlética.  Possui aparência elegante, nobre, musculosa, um porte orgulhoso e imponente. Desde os primórdios até 2015 o corte do rabo e das orelhas, para que essas fiquem levantadas, faziam parte do padrão oficial da raça. Tal procedimento não é estético e tem finalidade funcional. Como trata-se de uma raça de trabalho, considerava-se que primeiramente as orelhas deviam ficar levantadas para auxiliar na audição e evitar problemas de infecção nas mesmas. Também eram considerados pontos fracos do cão e possíveis alvos de imobilização em uma luta, o fato dos cães terem as orelhas caídas e rabo comprido. Esse procedimento já é proibido em vários países, porém o IDC (International Dobermann Club) autorizou a continuidade da participação de cães cortados em exposições e competições até 2024, nos países onde não há lei em contrário. 

A pelagem do Dobermann é curta, nas cores preto e marrom e com marcações vermelho ferrugem. A altura dos cães é de 68 a 72 cm para os machos e de 63 a 68 cm para fêmeas.
O Dobermann que se apresenta branco, sem pigmentação nenhuma na pele e mucosas, é decorrente de cruzamentos não selecionados e com genética albina. Os cães albinos tendem a ter problemas de visão e de audição. O Albinismo é uma alteração genética caracterizada pela falta de melanina. A melanina é responsável pela proteção natural da pele e mucosas, sendo que o cão que não a possui tem grandes chances de desenvolver câncer, queimaduras quando exposto ao sol, irritabilidade na pele e mucosas, além de cegueira.


A diluição das cores no Dobermann não se trata de variedade, mas sim de falhas genéticas. Tais falhas podem ser detectadas através de exames de DNA. Nos exames é possível detectar se o cão é ou não portador da falha genética que causa a diluição das cores preto e marrom para azul e Isabela, respectivamente. Não obstante, em alguns países e clubes estas cores são aceitas.