Doberman Diversity Project

img - Doberman Diversity Project


O Doberman Diversity Project, um projeto sem fins lucrativos, teve início quando proprietários de dobermann norte-americanos se encontravam desolados com a perda de cães de forma precoce para doenças genéticas, em especial o DCM. Eles estavam determinados a encontrar cientistas especializados em genética canina e que se dispusessem a ajudar a testar cães de todo o mundo. Um dos objetivos era criar o maior repositório de dados genômicos e registros de saúde da raça, que estaria aberto e disponível sem custo algum para pesquisadores de todo o mundo. A intenção era criar um repositório valioso que induziria os pesquisadores a usar os dados do Projeto em seus trabalhos de pesquisa, na esperança de que assim especialistas em algum lugar pudessem ajudar a aprender mais sobre a genômica do Dobermann e como ela se relaciona com saúde e longevidade.


Os criadores então encontraram a equipe de cientistas da escola veterinária da Universidade de Cornell e o laboratório de pesquisa parceiro da universidade, Embark Veterinary. Esta equipe concordou em criar um painel de testes com exames de DNA associados às doenças do Dobermann, que pessoas de todo o mundo poderiam acessar a um custo bastante reduzido. Os criadores esperavam com isso, motivar muitas pessoas a testar seus cães e assim atingir o objetivo de construir o maior repositório de genômica Dobermann do mundo. Esse repositório é a esperança para a raça, na medida em que pode servir como base para novas pesquisas e insights esclarecedores sobre porque a longevidade média do dobermann diminuiu pela metade em relação ao observado 20 anos atrás.


Nós do Nobilis Domum Kennel não só testamos todos os nossos cães através do Doberman Diversity Project, colaborando assim com o esforço global para busca da cura do DCM, como somos voluntários do Projeto no Brasil. Mas o que isso significa? Significa que somos autorizados pelo Projeto a tirar dúvidas sobre os exames, dar suporte, orientar sobre ferramentas on-line, custos e etc. 


Importante salientar que como o Projeto não tem fins lucrativos, este acaba tendo uma relação custo x benefício superior a maioria dos laboratórios. 


Nos Estados Unidos existe um banco de dados de laboratórios com as melhores práticas de controles de qualidade, chamado International Collaboration for Dog Health and Welfare. O laboratório Embark, parceiro do Doberman Diversity Project, não só é participante como é certificado nesse banco de dados. Alguns laboratórios possuem itens de verificação marcados como N/D (não determinado) o que indica que aqueles itens não foram avaliados. É por esse motivo que não é difícil alguns laboratórios fornecerem resultados, que depois são refeitos em outros e tem resultado diferente dos primeiros. 


Declaração oficial da missão do Doberman Diversity Project

A MISSÃO DO PROJETO é reduzir a incidência de doenças hereditárias no dobermann, estudando e abordando a depressão na diversidade genética geral da raça, estudando e pesquisando mutações associadas à DCM (através de testes genéticos e análises), desenvolvendo e compartilhando evidências com base em descobertas de melhoramento, desenvolvendo ferramentas de tomada de decisão on-line para criadores e acompanhando resultados em longo prazo para medir a eficácia de abordagens variadas de criação - em termos de saúde genética e longevidade.